top of page
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
Design sem nome (2).png

BLOG

Perguntas, fatos e respostas interessantes sobre o mundo da engenharia, arquitetura e design.

A importância da demão de tinta no processo de pintura.

Se você é daqueles que gosta de pôr a mão na massa no processo de reforma, certamente já deve ter ouvido sobre a necessidade das demãos de tinta em um processo de pintura. Muito além do número de camadas, há uma importância em se seguir as corretas recomendações do fabricante. Mas você sabe qual é a importância dessa prática para a pintura? Vamos conhecer um pouco mais.

ree

A demão, ou seja, camada de tinta, é fundamental para a superfície obter a aparência indicada na embalagem do produto. Além de dar consistência e auxiliar na aderência, a prática contribui para a durabilidade da cor, mantendo paredes, tetos, madeiras ou metais mais bonitos por tempo prolongado.


Antes de incluir suas dicas abaixo, adicione uma última frase que resuma seu parágrafo ou sirva como transição para a lista.


Quantas demãos são necessárias em uma pintura?


O número de demãos vai variar de acordo com as condições da superfície, cor desejada, acabamento e qualidade do material utilizado. Em uma tinta de alta cobertura por exemplo, apenas duas demãos bastam, já outras podem exigir uma terceira ou quarta demão.


Para saber a quantidade exata de demãos em uma pintura, o ideal é consultar as diretrizes do fabricante diretamente na embalagem. Também é possível verificar essa informação nos boletins técnicos dos produtos.


Outros fatores que podem influenciar no número de demãos.


Após conferir a quantidade, antes de aplicar a primeira demão de tinta, é importante verificar o estado da superfície. Isso porque as condições podem interferir diretamente nas demais quantidades de demãos e no resultado da pintura.


É fundamental certificar-se de que as paredes não apresentam: infiltrações, mofo, fungos, gordura, trincas e fissuras.

Além disso, caso seja a primeira pintura, é indispensável aguardar o tempo de secagem do reboco, que demora cerca de 30 dias. Caso contrário, é possível enfrentar problemas na aderência, na cor e na textura.


Dica bônus: conceito de secagem


Ao certificar-se das condições da superfície, antes de pintar, é comum perguntar-se o tempo entre demãos de tinta, ou seja, quanto esperar até que a primeira esteja seca para aplicar a segunda. Para isso, é importante familiarizar-se com alguns conceitos de secagem, como “toque”, “entre demãos” e “final”, que normalmente estão presentes nas embalagens e nos boletins técnicos.


O termo “ao toque” refere-se ao tempo de secagem necessário para colocar a mão ou encostar na pintura sem borrar. Já o conceito “entre demãos” trata-se do tempo de secagem até aplicar uma segunda ou terceira camada de tinta. O “final” é o tempo total para a pintura estar completamente seca.


Geralmente, as tintas apresentam os seguintes tempos de secagem: para o toque, de uma a três horas; entre demãos, cerca de quatro horas; para o resultado, entre quatro e oito horas. Fazer o processo no tempo adequado garante mais facilidade de execução e pintura sem imperfeições.



Comentários


bottom of page