Gesso acartonado ou convencional: qual a melhor opção para sua reforma?
- Rodrigo Volpatto
- 30 de jun. de 2023
- 1 min de leitura
O gesso convencional e o acartonado são os dois tipos de gesso mais usados entre os profissionais da arquitetura. Basicamente, os dois têm a mesma finalidade: rebaixar o teto para receber a iluminação desejada. Entretanto, há vantagens e desvantagens entre os dois materiais que irão nortear a decisão do cliente.
O gesso acartonado é uma placa revestida de papel cartão, constituída por chapas que são fixadas em peças de aço galvanizado. A sua resistência mecânica evita que a estrutura se trinque, e o papel cartão impede o surgimento de amarelamento ao longo do tempo 1. Já o gesso convencional é o mais popular entre as pessoas, porém é o mais trabalhoso. Para ser instalado, o gesso precisa ser todo lixado, o que gera muita sujeira e poeira. Outra característica é que comparado ao acartonado, o gesso convencional é mais barato financeiramente.
Caso a opção do cliente seja por um tom mais clássico ao local reformado, o mais indicado é o gesso convencional, que tem melhor acabamento em relação aos detalhes de molduras e de decoração de interiores. Já o gesso acartonado, conhecido também como drywall, possibilita diversos tipos de decorações e combinações, como as famosas sancas. Por isso, é mais indicado para clientes que desejam uma decoração mais clean, ou seja, decorações menos detalhadas.
Comments